Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page






Partilhe esta Página

 

 

 

 


COMO DIAGNOSTICAR DOENÇAS DE CÃES
COMO DIAGNOSTICAR DOENÇAS DE CÃES

A maioria das pessoas quer fornecer o melhor cuidado possível para seus amigos de quatro patas, inclusive tratamento veterinário quando necessário. Às vezes, no entanto, é difícil determinar se seu cão tem ou não uma doença que exija atenção veterinária. A seguir estão alguns fatores para considerar ao decidir se o seu cão tem uma doença ou condição que possa exigir o cuidado de um veterinário.

 

  1. Seu cão está apresentando uma tosse feia e persistente. Cães, como pessoas, às vezes tossem. Uma tosse ocasional provavelmente não é nada para se preocupar, mas se a tosse persiste, é hora de chamar o veterinário. Se o seu cão foi recentemente mantido em um canil, a tosse forte pode ser atribuída à uma condição chamada tosse de canil, uma doença que pode ser tratada com antibióticos. Há outras doenças que também podem causar este tipo de tosse, então sua melhor aposta é levar o seu cão para um check-up.

 

    1. Você percebe um corrimento denso e esverdeado saindo do focinho do seu cão. Se você perceber que o seu cão está espirrando ou tem um corrimento nasal, é hora de chamar o veterinário, especialmente se o corrimento tem cor esverdeada. Isto pode ser um sinal de infecção respiratória superior ou outra doença. Seu veterinário pode examinar seu animal e receitar uma direção de tratamento.

 

    1. Seu cão está lambendo, coçando e mordendo incessantemente a pele dele. Coceira incessante pode ser causada por várias coisas inclusive pulgas e reações alérgicas. Se você perceber este comportamento, examine cuidadosamente se o seu cão tem pulgas ou um resíduo preto na pelagem. Este resíduo é freqüentemente chamado de sujeira de pulga, e é um sinal de que o seu cão tem uma infestação de pulgas. Você pode conseguir tratar pulgas com um produto de balcão, ou o seu veterinário ou lavador pode ajudá-lo a se livrar do problema. Se seu cão não mostra sinais de pulgas, é hora de uma viagem ao veterinário para descartar alergias ou outros problemas. Dependendo de um número de fatores, alergias podem ser tratadas com mudanças na dieta, anti-histaminas, ou possivelmente esteróides. Seu veterinário pode decidir o melhor curso de tratamento para o seu animal.

    2. Seu cão tem uma acentuada diminuição ou perda de apetite. Se seu cão pula uma refeição, ele pode ter apenas um pequeno desconforto estomacal. Mas se o seu cão continua a negar sua tigela de comida, fale com o seu veterinário. Há muitas doenças que podem causar diminuição de apetite.

    3. Vômito. Novamente, se isto ocorre apenas uma vez, provavelmente não é nada para se preocupar. Se seu cão ou filhote vomita regularmente, cheque com o seu veterinário. Uma das causas mais comuns de vômito, especialmente em filhotes, são parasitas. Há também muitas outras doenças que podem fazer um cão vomitar, inclusive doença de fígado e rim, câncer, alergias de comida, e úlceras gástricas. Seu veterinário pode diagnosticar a doença e receitar o melhor tratamento.

    4. Diarréia. Assim como com o vômito, a diarréia é mais comumente causada por parasitas. Se seu cão tem fezes moles uma ou duas vezes, fique de olho nele. Se o problema persistir, leve uma amostra das fezes para o seu veterinário. Outras causas de diarréia persistente incluem infecções bacterianas, intestinos inflamados, e úlceras.

    5. Você percebe que seu cão está letárgico. É perfeitamente normal que os cães se acalmem um pouco quanto se tornam mais velhos. Se, no entanto, o nível de energia do seu cão mudar abruptamente, fale com o seu veterinário. Este sintoma ocorre em muitas doenças, inclusive câncer e envenenamento.

    6. Você sente que algo está errado. Você conhece seu animal de estimação melhor do que qualquer pessoa. Se você sentir que algo não está certo com ele, fale com o seu veterinário. Pode não ser nada, mas você também pode estar percebendo os sinais iniciais de uma doença sem nem se dar conta disto. Seu veterinário pode ajudá-lo a reduzir suas preocupações.

 
  1. Quando estiver em dúvida, ligue para o veterinário. Se o seu cão está apresentando sintomas com os quais você está preocupado, mas você não tem certeza se eles significam alguma coisa, chame o seu veterinário. Quando estiver lidando com a saúde do seu animal de estimação, você definitivamente irá querer estar seguro ao invés de arrependido. Seu veterinário pode dizer que o seu cão está perfeitamente saudável, mas valerá para você ficar tranqüilo, e para garantir a saúde do seu animal de estimação.


É importante que que os donos de animais de estimacão tenham conhecimento dos sintomas de algumas das doenças mais comuns que podem afligir seus animais. Saber o que procurar pode garantir que os seus animais recebam atenção médica em tempo.

 

Por: Alfonso Almeida